O que são micotoxinas?
As micotoxinas são substâncias tóxicas naturalmente produzidas por fungos, como Fusarium, Aspergillus, Penicillium e outros. Estão entre os maiores desafios da produção animal, devido ao seu impacto negativo na saúde, desempenho e bem estar dos animais.
Com mais de 500 tipos conhecidos, as micotoxinas estão diretamente relacionadas a imunossupressão, danos hepáticos severos, problemas reprodutivos, queda no crescimento, aumento de mortalidade e morbidade de doenças nos animais.
Como se formam as micotoxinas?
As micotoxinas são formadas através do metabolismo secundário dos fungos que estão presentes nos alimentos dos animais (grãos, volumosos, ração e etc), quando submetidos a condições ambientais específicas para seu metabolismo, como umidade elevada, alta temperatura e disponibilidade de oxigênio, entre outros.
Estes fatores criam um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos, podem estar presente nas diferentes fases da produção dos alimentos, desde o campo até o armazenamento. Durante períodos de chuva ou falhas no controle de qualidade pós-colheita, os riscos de contaminação aumentam significativamente.
Onde são encontradas?
As micotoxinas podem ser encontradas em diversas etapas do processo produtivo. Elas contaminam grãos, forragens, concentrados e rações, tornando-se uma ameaça constante à saúde animal. Essa ampla presença expõe as diferentes espécies animais a riscos de intoxicação, comprometendo a segurança alimentar e aumentando perdas econômicas em todos os tipos de produção, principalmente, na produção intensiva e animais com ciclo longo.
Como elas afetam os animais?
As micotoxinas são compostos tóxicos produzidos por fungos presentes em grãos e outros ingredientes da dieta animal, que contaminam os alimentos, principalmente, quando o armazenamento é realizado incorretamente.
Mesmo em baixas Concentrações, elas podem causar:
• Prejuízo à saúde intestinal e imunológica;
• Danos a órgãos como fígado e rins;
• Redução da capacidade produtiva;
• Aumento da mortalidade em casos graves;
Como prevenir perdas econômicas causadas pelas micotoxinas?
Por mais que tentamos prevenir a formação de micotoxinas nas diferentes etapas de produção dos alimentos, devido à complexidade da cadeia de produção (época do ano, condições ambientais, de transporte e armazenamento), os alimentos apresentam em sua maioria a presença de micotoxinas em diferentes concentrações.
Assim, prevenir a absorção e preparar os animais para os potenciais efeitos deletérios que essas micotoxinas podem exercer é fundamental para garantir uma produção eficiente e segura.
Aditivos adsorventes de micotoxinas são aliados estratégicos nesse processo, quando incluídos na dieta dos animais, se ligam as micotoxinas, neutralizando-as antes que possam ser absorvidas pelos animais.
Dessa forma, o uso de aditivos adsorventes de micotoxinas se tornou essencial para a segurança alimentar e a rentabilidade da produção.