O que são os prebióticos?
Os prebióticos possuem a capacidade de contribuir para um ambiente intestinal saudável e o equilíbrio da microbiota intestinal. Os prebióticos atuam como substratos para as bactérias benéficas do intestino, estimulando seu crescimento e atividade metabólica. O resultado é um ambiente mais apto para competir com possíveis microrganismos patogênicos, contribuindo para a saúde do animal.
O uso de prebióticos na nutrição dos animais é indicado desde o nascimento, pois é quando os primeiros microrganismos colonizam o intestino, auxiliando no maior crescimento e desenvolvimento da microbiota benéfica.
Diversos estudos já comprovaram que animais de produção, como suínos e aves, quando alimentados inicialmente com prebióticos passam a ter uma taxa de crescimento positiva e menor índice de mortalidade. Manter a microbiota intestinal equilibrada emtodas as etapas de vida do animal aumenta a absorção de nutrientes, melhorando a conversão alimentar e garantindo um desenvolvimento saudável.
β-Glucanos
interagem com diversas células imuno competentes, modulando o sistema imune de forma positiva, contribuindo para uma resposta imune mais eficiente e maior resistência contra patógenos.
Mananoligossacarídeos
Aglutinam bactérias patogênicas como E.coli e Salmonella, evitando sua colonização e, por outro lado são utilizados como substratos para o crescimento e desenvolvimento da microbiota benéficaintestinal.